20/05  - 07:55 - Agenda - Assessoria de Imprensa
 
Visando a capacitação dos gestores, a melhoria contínua e resultados de excelência das organizações do Terceiro Setor, a ADETS,  com foco nos processos de gestão, vem disseminando as melhores práticas, através dos seus trabalhos de consultoria, assessoria, seminários, palestras e diversos cursos abertos ou "in company".
 
As inscrições podem ser feitas através da internet, para os cursos:  "Melhores Práticas de Gestão para Organizações do Terceiro Setor" - SP e RJ ; "Aspectos Jurídicos para as Organizações"; "Gestão do Trabalho Voluntário"; "Captação de Recursos"; "Formação de Educadores Sociais"; "Responsabilidade Social: Uma visão estratégica"; "Gestão Financeira e Contábil"; "Elaboração de Projetos Sociais"; "Cuidadores de Idosos";"Técnicas de Atendimento Familiar".

A agenda completa dos cursos, seminário, programas, inscrições e  outras informações estão disponíveis no site: www.adets.com.br/cursos.html 
  
Contato: terceirosetor@adets.com.br  ou  (11) 5539.0066 / (11) 3564.8836  de 2ª. à  6ª. feira, das 8 às 20 horas.
 
ARTIGOS
1.TREINAR O OLHAR NA GESTÃO SOCIAL

Vivemos um momento positivo para abertura e quebra de paradigmas

Existem notórios avanços que organizações do Terceiro Setor têm dado rumo a maior profissionalização de suas atividades e estruturas. Sua articulação cada vez mais necessária com a iniciativa privada, por conta de demandas de responsabilidade social, trouxe essa benéfica conseqüência para as instituições; permitiu um novo olhar sobre como atuar e se organizar. Porém, tão difícil quanto derrubar tabus, é promover mudanças nas estruturas de pensamento que povoam a criação dessas organizações.

Muitas vezes, apesar dos avanços, ainda encontramos duras resistências, solidificadas por anos de pré-conceitos do tipo: “sempre fizemos assim”; “essa é a nossa forma de atuar”; dentre outros que se ouvem por aí. Tal postura encobre uma visão mais acurada do que isso significa no contexto geral da organização e como isso afeta os resultados finais de desempenho de programas e projetos implementados.

A rigidez de postura pode prejudicar o desenvolvimento e o crescimento de um projeto e mesmo de toda a instituição. Vivemos um momento especialmente positivo para abertura e quebra de paradigmas em todos os setores. Das esferas sócio-econômicas às estruturas psicológicas e espirituais. A iniciativa que se fecha sucumbe. Hoje, não mais podemos olvidar as articulações em rede, a criação cada vez mais numerosa de espaços de participação coletiva. O grupo é um importante instrumento de atuação social estratégica. Portanto, é preciso treinar o olhar dentro da organização social.

A forma como ela se percebe, como vê a si mesma e compreende sua influência e sua importância no espaço social reflete o modo como ela se relaciona com seus desafios internos e externos. Treinar o olhar é antes manter uma visão crítica que permita notar os contextos internos, encontrar foco – e, mais do que nunca, este foco precisa ser compartilhado, ser um querer participado para ser verdadeiro-, e alinhá-lo com as demandas externas.

Sem vencer os desafios “dentro de casa”, a atuação no exterior é amorfa, tímida e descontínua. A profissionalização das OSCs passa, ou deve passar, por esse viés.

Uma avaliação acurada sobre ‘como estou desenvolvendo a minha organização de modo a traduzir uma verdade coletiva?’ Porque é dessa verdade, da essência do que a instituição deseja que nascem as possibilidades. Dela se parte com direção, força e precisão. Ela permite articular parcerias, iniciativas, criar idéias, mudar rumos, modificar o entorno com ações locais e, principalmente, unificar a atuação interna. É por isso, em última análise, que esse olhar é fundamental: para promover a unidade dentro da organização, o ponto concêntrico de forças e oportunidades, um núcleo ativo e dinâmico.

Apesar de belas e louváveis, as iniciativas que não refletem um querer participado, criado em conjunto, perdem seu significado maior. Tem de fazer sentido para todo mundo e não mais seguir os humores e ideais de “euquipes” engajadas. O diálogo nunca foi tão bem-vindo como agora. A construção do saber coletivo tem um efeito aglutinador fortíssimo, capaz de operar transformações que hoje são tão necessárias. Exercitar essa prática de dialogar, formar rodas de debate, pensar em grupo desde o começo sobre ‘o que somos’ e ‘o que queremos’ é um espaço que precisa ser criado. Aliás, é um novo hábito a ser implantado nas nossas agendas.

O fruto é sempre maior do que o esperado. Como diz a canção: “um mais um é sempre mais que dois”, é muito mais, é grande, vivo, possível; é gerador de felicidade.

O momento é propício: temos material, poder, mãos e, talvez,... só precisemos amadurecer a própria vontade de olhar de uma forma nova para o que ainda não ficou totalmente velho.

 * Mozana Amorim é publicitária com especialização em Gestão de Pessoas, faz consultorias na área de gestão social e atua na ONG Brahma Kumaris com comunicação e parcerias estratégicas.
 

2. O FUTURO DO TERCEIRO SETOR
 
03/05 11:44 - Maxpress - Notícias
 Eduardo Archegas*Vontade de ajudar o próximo; de construir uma sociedade mais humana e reverter algumas facetas de nossa triste realidade.

3.MAIS VALE UM CÓDIGO DE ÉTICA NA MÃO DO QUE DISCURSOS LONGE DA PRÁTICA
06/05 22:12 - Canal RH - Home
Discursos bonitos não são suficientes. A prática é que são elas . Entretanto, estabelecer um código de ética é o primeiro passo para que uma organização..

4.ONG LANÇA GUIA DE AÇÃO PARA ABRIGOS
07/05 08:17 - Portal Fator Brasil - Premios & Homenagens
ONG lança Guia de ação para abrigos. Livro visa auxiliar o trabalho de educadores e colaboradores que atuam no dia a dia das instituições.
 
 

Boa leitura!
 

 

 

"A eficácia da Gestão está associada à competência dos tomadores de decisão."

 
 
 
EVENTOS
 
 
"GESTÃO DO TERCEIRO  SETOR"
 
2008
 
São Paulo
 
CURSOS
 
ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS
 
 31de Maio de 2008

08h:30 às 17h:30

São Paulo

 
17 e 18 de Junho de 2008

08h:30 às 17h:30

São Paulo

 
 
07 de Junho de 2008
 
08h:30 às 12h:30
 
São Paulo
 
 
 
07 de Junho de 2008
 
14h:00 às 18h:00
 
São Paulo
 
 
 
14 de Junho de 2008
 
08h:30 às 17h:30
 
São Paulo
 
 
 
29 e 30 de Maio de 2008
 
R.Janeiro
 
 
 
TERCEIRO SETOR 
 
 
 

 

 

11 5539.0066  /  11 3564.8836